Minicurso: Tópicos em Conservação Preventiva

Você já se perguntou como as obras de arte em museus ou documentos históricos preciosos são mantidos ao longo dos anos? Ou talvez você tenha objetos de valor pessoal que deseja proteger para as futuras gerações. Se você compartilha dessas preocupações, temos uma oportunidade que vai além de suas expectativas: o nosso Minicurso: Tópicos em Conservação Preventiva!

Mas, o que é Conservação Preventiva?

A conservação preventiva é uma abordagem na preservação de objetos culturais, obras de arte, documentos históricos e patrimônio cultural em geral, que se concentra na prevenção de danos a longo prazo, em oposição à correção de danos já ocorridos. Essa prática busca garantir que esses itens sejam mantidos em boas condições e preservados para as gerações futuras.

A conservação preventiva envolve uma série de estratégias e práticas destinadas a minimizar os fatores de risco que podem causar danos a objetos culturais. Alguns dos principais aspectos da conservação preventiva incluem: controle ambiental, manuseio e armazenamento adequados, monitoramento e avaliação, políticas e planejamento, treinamento e educação, restrições de acesso e pesquisa contínua.

Sobre a nossa oficina

A Conservação Preventiva é uma disciplina essencial para qualquer pessoa que trabalhe com patrimônio cultural, museus, bibliotecas, arquivos ou coleções privadas. Ela se concentra em estratégias e práticas para evitar danos a longo prazo, garantindo que nossos preciosos artefatos culturais sejam preservados para as gerações futuras. Por isso, preparamos um minicurso que irá te apresentar de maneira técnica os principais tópicos do campo da Conservação Preventiva.

Em nossa oficina, você irá aprender:

Introdução à Conservação Preventiva: Entenda os princípios fundamentais desta disciplina.
Fatores de Degradação e Agentes Danosos: Descubra o que pode prejudicar seus objetos preciosos.
Controle Ambiental e Monitoramento: Aprenda a criar um ambiente ideal para a preservação.
Manuseio e Armazenamento Adequado: Saiba como cuidar dos seus itens de valor.
Políticas de Conservação em Instituições Culturais: Descubra como os museus e bibliotecas mantêm suas coleções seguras.

Informações adicionais:

Quando – 25/10/2023 – quarta-feira, de 19h às 20h30min.
-Onde? – Online (link enviado no dia do minicurso)
Investimento – R$70,00
Formas de pagamento – PIX, cartão de débito, crédito (à vista ou parcelado), dinheiro
-Inscrições exclusivamente via formulário
-Vagas limitadas

Efetue o pagamento e garanta a sua vaga

Preencha o Formulário e efetue o pagamento para garantir a sua vaga!

Sobre o nosso trabalho com livros

A Bodoque Artes e Ofícios trabalha há mais de 10 anos em Juiz de Fora realizando restauração de livros e demais documentos gráficos em suporte de papel. Reconhecemos a importância e a relevância histórica dos livros antigos e danificados, e estamos comprometidos em resgatar sua integridade e preservar seu legado para as gerações futuras dentro de uma rigorosa metodologia.

Todo trabalho de restauração de livros realizado em nosso atelier é minucioso e meticuloso, atento às características apontadas no diagnóstico inicial de Estado de Conservação e com ampla documentação fotográfica para registro documental do processo. Além do Restauro de Livros, a Bodoque atua como instituição cultural através de várias ações, como trabalhos de encadernação artística, como a publicação semanal da Revista Trama, a manutenção do Museu de Artes e ofícios de Juiz de Fora, o Laboratório de experimentação em Artes Visuais e Design, ações educativas, oficinas, palestras entre outras.

Quem somos nós?

Frederico Lopes:

é artista, educador e profissional do livro há mais de 13 anos, graduado em artes pela Universidade Federal de Juiz de Fora, especialista em gestão cultural pela FAGOC. Possui treinamento profissional em conservação e restauro de papel pelo LACOR/MAMM-UFJF. Atuou no setor de curadoria e expografia do Museu de Arte Murilo Mendes de 2013 a 2017. Integrou a equipe de implementação do Memorial da República Presidente Itamar Franco, onde trabalhou na curadoria e na coordenação da divisão de educação até 2020. É fundador da Instituição Cultural Bodoque Artes e ofícios (2012), da Revista Trama (2019), do Museu de Artes e ofícios de Juiz de Fora (2020) e do Laboratório de experimentação em artes visuais e design (ARTELAB). É membro do conselho curador do MRPIF, foi suplente da vice-presidência do Conselho Municipal de Cultura na cadeira de artes visuais e é sócio honorário da Instituição Cultural Estação Viva de Canelas (Portugal). Também atuou como designer na editora Harper Collins (2022 – 2023). É autor do livro: Ensaios sobre Arte e Cultura (2022).

Poliana Lopes:

é artista, educadora, encadernadora e restauradora de livros há mais de 10 anos. É formada em artes pela UFJF e especialista em Gestão Cultural pela FAGOC. Atual como professora de artes, e atua como educadora especializada em restauração. É mestre no PPG em preservação de Patrimônio da Fiocruz do Rio de Janeiro e sócia da Instituição Cultural Bodoque Artes e Ofícios.

Atuou na restauração do Museu Mariano Procópio, do Hotel Copacabana Palace e promove ações culturais e de educação patrimonial pela Bodoque há mais de 10 anos.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *