Quarta oficina de Xilogravura em Cedro

A xilogravura é uma técnica artística de impressão em relevo que utiliza uma matriz de madeira entalhada para criar imagens. Essa forma de gravura remonta a tempos antigos e tem sido utilizada em diferentes culturas ao redor do mundo.

A arte feita em xilogravura possui uma estética única, rústica e texturizada, e foi utilizada na produção de ilustrações, gravuras, livros e cartazes por artistas renomados, como Albrecht Dürer e Hokusai.

A xilo na cultura popular brasileira

A xilogravura tem uma rica história no Brasil e desempenhou um papel significativo no desenvolvimento da cultura popular do país. Sua chegada ao Brasil remonta ao período colonial, quando os primeiros impressos em xilogravura foram trazidos pelos colonizadores portugueses.

Mas foi no nordeste brasileiro, especialmente em Pernambuco, que a xilogravura ganhou destaque e se tornou uma expressão artística reconhecida. No século XX, a xilogravura nordestina alcançou seu auge com a popularização do cordel, um tipo de literatura de folheto que apresentava ilustrações impressas em xilogravura para acompanhar os poemas.

Sobre a nossa oficina

A nossa tradicional Oficina de Xilogravura em cedro da Bodoque Artes e Ofícios é um espaço dedicado ao ensino e prática dessa técnica de gravura tradicional. Durante a oficina, os participantes têm a oportunidade de criar suas próprias matrizes de xilogravura em cedro, explorando sua criatividade e expressão artística. Eles são incentivados a experimentar diferentes estilos, temáticas e abordagens, desenvolvendo assim um estilo pessoal único.

Informações adicionais:

Quando – 10/10/2023 – terça-feira, de 19h às 22h
-Onde? – Presencial (Atelier da Bodoque em Juiz de Fora)
Investimento – R$150,00
Formas de pagamento – PIX, cartão de débito, crédito (à vista ou parcelado), dinheiro
-Inscrições exclusivamente via formulário
-Vagas limitadas

Em nossa oficina, você vai aprender:

-Desenvolvimento histórico da xilogravura
-Elaboração do projeto
-Preparação da matriz
-Entalhe
-Impressão de provas
-Impressão de cópias

Efetue o pagamento aqui e garanta a sua vaga:

Faça sua inscrição

Ao final da oficina, os participantes levarão para casa suas próprias criações impressas em xilogravura, incluindo as matrizes.

A oficina é uma oportunidade única para aqueles interessados em explorar a xilogravura como uma forma de expressão artística, aprender uma técnica tradicional e desenvolver suas habilidades criativas. Através da Oficina de Xilogravura da Bodoque Artes e Ofícios, os participantes podem mergulhar nessa arte fascinante e descobrir o prazer de criar imagens únicas por meio da gravura em madeira.

Garanta a sua vaga!

Plantão tira-dúvidas: (32) 98457-3839

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *