NOVA DATA – Super oficina de encadernação de capa-dura

Bem-vindos à nossa super oficina de Encadernação Capa-Dura! Vamos mergulhar juntos nos aspectos históricos e técnicos desse nobre ofício, destacando aspectos importantes de tradições centenárias enquanto exploramos as técnicas contemporâneas. Em outras palavras: nossa oficina tem como objetivo dar conta do estudo e desenvolvimento técnico de diferentes tipos de encadernação de capa-dura.

Venha descobrir com a gente uma prática que une o passado e o presente, carregando consigo uma rica história e infinitas possibilidades criativas.

Abordando aspectos históricos e técnicos

Antes de mergulharmos nas técnicas, é importante compreender a relevância histórica da encadernação capa-dura. Por isso, preparamos uma rica apresentação sobre a história dos suportes de escrita.

Esse ponto de partida pretende traçar um fio condutor que remete a tempos antigos, que conectam a intrigante busca de formas de proteger e organizar, histórias, memórias, conjuntos de regras de convivência, documentos e obras literárias valiosas. Por isso, estudaremos como a arte da encadernação começou nas antigas civilizações mesopotâmicas e egípcias, e foi evoluindo ao longo dos séculos com a introdução do papel e da imprensa.

Nesse sentido, vamos compreender juntos como, ao longo da história, diferentes culturas e períodos deixaram suas contribuições para a riqueza técnica na encadernação capa-dura, e aprenderemos como essas influências moldaram as práticas contemporâneas.

Nossa oficina enfatizará a valorização do trabalho artesanal, a apreciação de processos manuais de criação e o uso de materiais de alta qualidade e a urgente necessidade de se preservar o ofício por meio de uma prática consciente, aprofundada e comprometida.

Arte e ofício

A Bodoque possui tradição no trabalho de preservação e difusão do ofício da encadernação e no cuidado de acervos bibliográficos. Ao longo dos últimos 11 anos, trabalhamos com ações cultural, educativas e poéticas com o objetivo de valorar lançar novos olhares para o modos de produção atuais, privilegiando o saber fazer e a tradição artesanal no campo das artes.

Confira abaixo a matéria da GloboNews sobre nosso trabalho em 2014:

Garanta a sua vaga na maior oficina de encadernação de capa-dura que já organizamos!

Em nossa oficina, você vai aprender:

-Costura comercial
-Costura cruzada
-Costura aparente (copta etíope)
-Capa-dura simples
-Capa-dura com relevo
-Capa-dura em tecido

Informações adicionais:

Quando – de 18/09 a 21/09 – de 19h às 22h
-Onde? – Presencial (Atelier da Bodoque em Juiz de Fora)
Investimento – R$500,00 – (Amigos da Bodoque na categoria “curador” pagam meia.) Clique aqui para ver como ser tornar um Amigo da Bodoque.
Formas de pagamento – PIX, cartão de débito, crédito (à vista ou parcelado), dinheiro
-Inscrições exclusivamente via formulário
-Vagas limitadas

Efetue o pagamento aqui e garanta a sua vaga:

Um atelier preparado para proporcionar uma experiência única de aprendizado

Nossa Super Oficina de Encadernação Capa-Dura foi planejada para transmitir conhecimentos de maneira criteriosa, buscando valorizar a tradição e, ao mesmo tempo, propondo um olhar contemporâneo sobre o ofício. Ao mergulharmos nos aspectos históricos e técnicos, explorando as diversas formas de costura e experimentando diferentes tipos de capa-dura, nos tornamos guardiões de uma prática artística que transcende o tempo.

Esperamos que essa jornada enriquecedora inspire sua criatividade e nutra seu amor por um ofício tão nobre quanto o da encadernação. Que cada obra que você crie seja uma celebração da beleza e do esmero que essa arte encerra, honrando os mestres encadernadores do passado e cativando gerações futuras com sua maestria. Vamos começar essa jornada juntos!

*Acessibilidade:

Infelizmente, o acesso ao atelier se dá através de uma escada caracol, impossibilitando o acesso de pessoas que precisam de condições adequadas de acessibilidade.

2 Comments

  1. Maria de lourdes correa rolim

    Muito triste pensei que a oficina era em Sao Paulo.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *