Minicurso: os Suportes da Escrita e a Origem do Livro

Desvendando as origens da palavra escrita e a fascinante gênese do livro

A jornada da palavra escrita, desde os seus primórdios ancestrais até as formas complexas que hoje conhecemos, é um testemunho vívido da evolução humana. Da mesma forma, os livros, além de serem depositários de conhecimento, são testemunhas silenciosas da história e da inventividade humanas.

Para aqueles que se interessam pela cultura do livro, a Bodoque Artes e Ofícios cordialmente apresenta a oportunidade, o minicurso: “Os Suportes da Escrita e a Origem do Livro.”

Neste minicurso, convidamos você a embarcar em uma jornada excepcional, rastreando os rios sinuosos que percorrem os terrenos da história escrita. Quer você se identifique como um amante dos livros, um entusiasta da cultura, ou meramente alguém ávido por desvendar os mistérios das páginas, este curso híbrido, oferecido tanto virtualmente quanto presencialmente, promete não só satisfazer sua curiosidade, mas também enriquecer a essência do seu entendimento.

O livro, esse objeto multidimensional

Em nosso minicurso, você vai aprender:

  1. Imersão Histórica em Profundidade: Das primitivas inscrições em argila aos delicados caracteres digitais de hoje, mergulharemos profundamente na evolução dos meios que deram forma à expressão escrita. Essa exploração histórica revelará como as antigas civilizações entrelaçavam seus conhecimentos e, assim, semeavam o tecido da nossa própria comunicação.
  2. A aventura do Livro: A história da escrita é intrinsecamente entrelaçada com a da fabricação do livro. Desvendaremos os enigmas que envolvem a criação dos primeiros volumes e a metamorfose desses objetos em autênticas obras-primas. Você terá a oportunidade de penetrar nos processos de encadernação, ilustração e produção que forjaram a narrativa da literatura.
  3. Experiência Híbrida de Flexibilidade: Reconhecemos a preeminência da flexibilidade em nosso mundo atual. Assim, oferecemos a escolha entre participação virtu
  4. al ou presencial. Independentemente do caminho que escolher, você terá acesso a recursos enriquecedores, aulas interativas e a possibilidade de interagir com especialistas distinguidos na matéria.
  5. Conexões Culturais Preciosas: Além do enriquecimento intelectual, você será convidado a estabelecer conexões com mentes afins, expandindo seu círculo de contatos e forjando amizades que perduram.

Garanta a sua vaga!

Explore a jornada do desafio do desenvolvimento dos suportes da escrita e do livro na história!

Data: 25/09/2023
Horário: de 19h a 21h
Local: Híbrido – Ao vivo (online via e presencial na Autoria Casa de Cultura – R. Batista de Oliveira, 931 – 2º andar – Centro,
Juiz de Fora – MG.

Investimento: R$50,00

Não perca esta oportunidade única de aprender uma arte atemporal. Reserve seu lugar hoje e embarque em uma jornada para iniciar os seus estudos em encadernação artística!

Preencha o formulário:

Efetue o pagamento para garantir a sua vaga!

O momento de se inscrever e mergulhar nessa odisseia é agora!

Desvendar os segredos dos suportes da escrita, desde os albores da civilização até o apogeu da era digital, e mergulhar nas origens encantadoras do livro que reverenciamos. Inscreva-se e dê início à sua jornada pela aventura do livro na história!

Quem somos nós?

Frederico Lopes:

é artista, educador e encadernador há mais de 10 anos, graduado em artes pela Universidade Federal de Juiz de Fora, especialista em gestão cultural pela FAGOC. Possui treinamento profissional em conservação e restauro de papel pelo LACOR/MAMM-UFJF. Atuou no setor de curadoria e expografia do Museu de Arte Murilo Mendes de 2013 a 2017. Integrou a equipe de implementação do Memorial da República Presidente Itamar Franco, onde trabalhou na curadoria e na coordenação da divisão de educação até 2020. É fundador da Instituição Cultural Bodoque Artes e ofícios (2012), da Revista Trama (2019), do Museu de Artes e ofícios de Juiz de Fora (2020) e do Laboratório de experimentação em artes visuais e design (ARTELAB). É membro do conselho curador do MRPIF, foi suplente da vice-presidência do Conselho Municipal de Cultura na cadeira de artes visuais e é sócio honorário da Instituição Cultural Estação Viva de Canelas (Portugal). Também atuou como designer na editora Harper Collins (2022 – 2023). É autor do livro: Ensaios sobre Arte e Cultura (2022).

Poliana Lopes:

é artista, educadora, encadernadora e restauradora de livros há mais de 10 anos. É formada em artes pela UFJF e especialista em Gestão Cultural pela FAGOC. Atual como professora de artes, e atua como educadora especializada em restauração. É mestre no PPG em preservação de Patrimônio da Fiocruz do Rio de Janeiro e sócia da Instituição Cultural Bodoque Artes e Ofícios.

Atuou na restauração do Museu Mariano Procópio, do Hotel Copacabana Palace e promove ações culturais e de educação patrimonial pela Bodoque há mais de 10 anos.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *