Chamada para publicação! Revista Trama Bodoque

Fundada em 2012, a Instituição Cultural Bodoque Artes e Ofícios tem sido um lugar cuidadosamente preparado para a emancipação cultural em suas mais variadas formas.

Acreditando em um papel transformador da arte e da cultura, temos pensado ações culturais com o objetivo estabelecer pontes entre diferentes expressões artísticas, manifestações culturais, seus autores, artistas e público, com o objetivo final de estruturarmos um circuito sensível de formação humana.

Esse trabalho fez com que, em 2019, nascesse a Revista Trama, um espaço virtual seguro para a reflexão, a discussão e, principalmente, a aproximação cultural. Em 2023, a Trama celebra 5 anos de existência, com mais de 150 edições publicadas disponíveis para pesquisa. Nesse tempo, tivemos a honra de contar com com participações importantes, como a da Historiadora e Antropóloga Lilia Schwarcz, a do vencedor do prêmio Jabuti Menalton Braff, além de diversos outros artistas e escritores premiados em diferentes partes do mundo. Nessa direção contínua de fomento da cultura, abrimos uma nova chamada para publicação!

Para participar, você deve preencher o nosso formulário (link abaixo) até o dia 13/03/2023 com sua proposta. Serão aceitos: textos literários, poemas, crônicas, ensaios, resenhas críticas e artigos (adaptados para linguagem NÃO-ACADÊMICA).

Atente-se às recomendações de formato e tamanho dos itens solicitados. O desrespeito aos formatos estabelecidos resultará em retorno negativo automático:

Mini biografia: deve conter breve descrição de sua formação e trajetória. ATENÇÃO: a mini-bio deve ter, no máximo, 800 caracteres com espaço e deve referenciar o autor em terceira pessoa. Exemplo: Ailton Alves Lacerda Krenak, mais conhecido como Ailton Krenak, é um líder indígena, ambientalista, filósofo, poeta e escritor brasileiro da etnia indígena crenaque. É professor honoris causa, etc.

Texto para ser publicado: serão aceitos textos literários, poemas, crônicas, ensaios, resenhas críticas e artigos em linguagem não-acadêmica. O texto deve ter até 6.000 caracteres com espaço e estar em formato .odt ou .doc. O nome do arquivo deve seguir a estrutura: Título do Texto – Nome do Autor

Imagem para ilustrar o seu texto: essa imagem vai na capa do seu texto, junto com o título. Ela deve estar em boa resolução, no formato horizontal. O nome do arquivo deve seguir a estrutura: Crédito da Imagem – Nome do Autor

Uma vez que o seu trabalho seja selecionado para publicação, entraremos em contato com você via e-mail. Os nossos contatos de retorno acontecem de forma orgânica – ou seja, os nossos editores entrarão em contato assim que a decisão da publicação for tomada, já com uma previsão de data de publicação. Esta data poderá ser alterada sem aviso prévio.

Ainda não conhece a Trama?

Conheça a revista – revistatrama.artebodoque.com

Clique na imagem abaixo para acessar o formulário:

11 Comments

  1. Olá!
    Uma dica: essa do arquivo no formato DOC precisa ser abandonado, uma vez que a alguns anos este não é mais o formato padrão. DOC trata-se de um formato proprietario, e por esse motivo, a vários anos o formato padrão para o envio de documentos foi eleito .ODT (ODF), formato de código aberto para domínio público. Desta forma, outros editores de texto podem abrir e também redigir documentos. Lembrando que o formato DOC é proprietário da Microsoft, a qual proibe os concorrentes de fazerem uso do seu formato sem pagar pela licença. O usuário também precisa ter o programa proprietário da empresa para fazer uso do formato DOC.

  2. Não tem valor caso seja escolhido?

  3. Quanto é, não tem sobre preços

  4. Jenis Barcelar

    Olá! No caso de poesia, dentro dos 6.000 caracteres podem incluir vários poemas, ou é válido somente 1 poema de até 6.000 caracteres?

    • Ei Jenis! Nesse caso, é melhor enviar vários poemas separadamente, tendo em vista que publicamos uma contribuição de cada autor por edição.

  5. Ana Flávia Nejaim

    Olá! Inscrevi um conto para a chamada de publicação que se encerrou em 13.03, mas não recebi nenhuma confirmação de que a inscrição deu certo. Estou com medo de não ter dado certo. A gente não recebe e-mail de confirmação mesmo?

  6. Ana Flávia Nejaim

    Olá! Inscrevi um conto, mas não recebi e-mail de que a inscrição deu certo. Estou com medo de vocês não terem recebido. É normal não receber a confirmação?

    • Ei Ana Flávia! Nós recebemos sim!
      O nosso modo de seleção acontece ao longo do ano, conforme as edição vão sendo estruturadas. Portanto, caso o seu conto seja selecionado, entraremos em contato assim que ele estiver alocado em alguma de nossas edições.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *