Terceira Semana Trama de Troca de Saberes em Arte, Cultura e Criatividade

A terceira semana Trama de Troca de Saberes já tem data marcada e convidados confirmados!

Em sua terceira edição a semana vai trazer artistas para discutir diferentes aspectos dos seus processos de criação, bem como as pesquisas que se desenvolvem a partir dos temas trabalhados. A semana acontecerá nos dias 15, 16, 17 e 18, ao vivo pelo canal do youtube da Bodoque (que você pode se inscrever clicando aqui). Assistindo as palestras ao vivo, você garante o certificado do dia.

Confira abaixo a programação:

15/08 – Teoria e prática paleográfica: como ler documentações dos séculos XVII, XVIII e XIX.

por: Gyovana Machado

Histórico

Gyovana Machado é graduada em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora, mestranda no programa de pós graduação na mesma universidade e desenvolve pesquisas na área de história social com o eixo temático de capelães e capelanias no século XVIII em Minas Gerais. Além disso, é associada ao laboratório de História econômica e Social/UFJF.

16/08 – Literatura: carreira ou hobby?

por: Dan Porto

Histórico

Dan Porto é artista, escritor, professor, produtor. Especialista em Artes, Especialista em Linguagens e Estudante de Letras, tem se dedicado nos últimos 4 anos ao estudo do mercado do livro e da literatura contemporânea. Poeta por circunstância. Criador dos projetos ‘As Pessoas de Fernando’ e ‘Julho Literário’. Publicou ‘Pequeno Manual do Vestibular’ (2009), ‘Raridades’ (2011), ‘Viver e ajudar a viver’ (2014), Série Poética: ‘Just it’ (2015), ‘Carménère’ (2015), ‘Xilema’ (2015), ‘Invasão Poética’ (org., 2016), ‘A cura da Aids’ (2017), ‘tempo de ninguém’ (2022), além de textos avulsos em jornais e revistas de literatura. Criador do Transtexto, técnica de criação poética experimental. Integra o conselho editorial da Revista Trama. Biografia completa clicando em: Dan Porto.

17/08 – Pintura mural: construindo memórias visuais em trajetos cotidianos

por: Gabriela Lemos

Histórico

Gabriela Lemos é graduada no Bacharelado em Artes Visuais na UFJF. Natural de Itamogi, Minas Gerais, tem a cultura popular do Congado como objeto de pesquisa e produção artística. É pesquisadora atuante no campo das artes visuais em temas como extração de pigmentos a partir da terra, pintura mural e encadernação manual. Atualmente participa do Coletivo Rumino, no projeto em desenvolvimento “Memória à vista”.

18/08 – Ver é a pura loucura do corpo: pintura, fotografia e a carne da imagem

por: Ada Medeiros

Histórico

Ada Medeiros é artista visual, graduada pelo IAD – UFJF. Em sua pesquisa busca compreender as relações entre pintura e fotografia a partir de reflexões sobre suas experiências pessoais. Atualmente reside em Belo Horizonte e já integrou mostras coletivas em espaços expositivos como Forum da Cultura – Ufjf, CCBM, Teatro Paschoal Carlos Magno, entre outros.

PARTICIPE!

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *