Oficina de Cuidados com o Livro: higienização de acervos bibliográficos

Amar os livros é amar o conhecimento

Amar os livros é amar o conhecimento em sua forma mais palpável e duradoura. Ao longo da história, inúmeros autoras e autores deixaram registros de suas ideias, experiências e descobertas por meio de livros, e é por meio dessas obras que o conhecimento se perpetua e é transmitido de geração em geração. Os livros são capazes de nos instruir, de nos emocionar, de elevar o nosso pensamento e de ampliar as nossas perspectivas acerca da existência, nos conectando com aquilo que chamamos sagrado, transcendente e imaterial.

Conservar para que não seja preciso restaurar

A conservação preventiva desempenha um papel crucial na preservação dos acervos bibliográficos. Essa abordagem proativa visa evitar ou minimizar danos e deterioração, garantindo a longevidade e a integridade dos materiais ao longo do tempo. Através de medidas como controle ambiental adequado, manuseio cuidadoso, armazenamento adequado e higienização regular, a conservação preventiva busca prevenir a ocorrência de problemas que possam comprometer a estrutura e a legibilidade dos livros, documentos e outros itens do acervo.

A importância da higienização correta

A higienização de acervos bibliográficos desempenha um papel fundamental na preservação e conservação desses materiais valiosos, e sua importância é amplamente reconhecida no campo da ciência da conservação. Através da remoção de sujidades, poeira, microorganismos e outros contaminantes presentes nos livros, documentos e outros itens do acervo, a higienização contribui para a manutenção da integridade física e prolongamento da vida útil dessas obras.

Sobre a nossa oficina

Em nossa oficina especial, vamos revelar os segredos da higienização adequada de livros, compartilhando técnicas e conhecimentos que permitirão que você cuide de sua preciosa coleção de forma profissional. Afinal, seus livros não são apenas objetos físicos, mas guardiões de histórias, conhecimento e memórias. Através do estudo das técnicas de higienização de livros, você também poderá aplicar seus conhecimentos em bibliotecas, sebos ou até mesmo ajudar amigos e familiares a garantir maior sobrevida às coleções.

Em nossa oficina, você vai aprender:

-Conceitos básicos de conservação preventiva
-Manuseio de obras deterioradas
-Higienização com trincha
-Higienização com pó de borracha
-Higienização com swab
-Remoção de partículas sólidas

Informações adicionais:

Quando – 11/07/2023 – terça-feira, de 19h às 22h
-Onde? – Presencial (Atelier da Bodoque em Juiz de Fora)
Investimento – R$180,00
Formas de pagamento – PIX, cartão de débito, crédito (à vista ou parcelado), dinheiro
-Inscrições exclusivamente via formulário
-Vagas limitadas.

Efetue o pagamento aqui e garanta a sua vaga:

Sobre o nosso trabalho com restauração

A Bodoque Artes e Ofícios trabalha há mais de 10 anos em Juiz de Fora realizando restauração de livros e demais documentos gráficos em suporte de papel. Reconhecemos a importância e a relevância histórica dos livros antigos e danificados, e estamos comprometidos em resgatar sua integridade e preservar seu legado para as gerações futuras dentro de uma rigorosa metodologia.

Todo trabalho de restauração de livros realizado em nosso atelier é minucioso e meticuloso, atento às características apontadas no diagnóstico inicial de Estado de Conservação e com ampla documentação fotográfica para registro documental do processo. Além do Restauro de Livros, a Bodoque atua como instituição cultural através de várias ações, como trabalhos de encadernação artística, como a publicação semanal da Revista Trama, a manutenção do Museu de Artes e ofícios de Juiz de Fora, o Laboratório de experimentação em Artes Visuais e Design, ações educativas, oficinas, palestras entre outras.


Plantão tira-dúvidas: (32) 98457-3839

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *