WORKSHOP: Princípios básicos de encadernação artística – Módulo 01 – preparação de miolo

Você, que é apaixonada ou apaixonado por encadernação e conta os dias para sentir aquela sensação incrível de segurar nas mãos um caderno que você mesmo criou, desde a capa até as páginas? Se você é alguém que aprecia a beleza dos livros e cadernos artesanais e deseja aprender a criar suas próprias obras de artesanais, temos o prazer de apresentar a você o nosso Workshop de Princípios Básicos de Encadernação Artística, produzido em parceria com a querida Autoria: casa de cultura!

Por que a Encadernação Artística?

A encadernação artística é uma tradição que remonta a séculos atrás, onde artesãos habilidosos transformavam simples páginas em obras-primas tangíveis. Hoje, essa arte continua viva e vibrante, permitindo que indivíduos criativos expressem sua criatividade e desenvolvam suas habilidades manuais através das técnicas de encadernação. Com o nosso workshop, você terá a oportunidade de mergulhar nesse mundo fascinante do saber fazer artesanal!

O que você irá aprender?

Neste workshop imersivo, você será guiado por especialistas apaixonados e experientes no campo da encadernação artística. Aprenderá os princípios fundamentais para iniciar sua jornada na encadernação começando pelos diferentes tipos de costuras de miolo, incluindo:

  1. Introdução aos materiais e ferramentas: Conheça as principais ferramentas para produzir seu miolo com qualidade e praticidade
  2. Costura Cruzada tradicional: Uma técnica elegante que proporciona uma ligação sólida e duradoura, perfeita para projetos mais substanciais.
  3. Preparação do miolo: Corte de folhas de guarda, refile de fascículos, reforço de guarda, incorporação de cabeceado e detalhes de acabamento para o miolo da sua encadernação.
  4. Segredos para criar miolos de cadernos duráveis e funcionais: Aprenda a fazer uma estrutura eficiente, funcional e longeva para o miolo da sua encadernação, com acabamento fino, limpo e profissional.

Descubra a beleza do saber fazer artesanal

Benefícios do workshop:

  1. Aprenda com Especialistas: Nossos instrutores são profissionais apaixonados e experientes, prontos para compartilhar seus conhecimentos e orientá-lo em cada passo do processo.
  2. Crie seu próprio caderno capa-dura: Ao concluir os dois módulos, você vai iniciar o seu maravilhoso percurso nas técnicas de encadernação, e terá a capacidade de criar cadernos capa-dura únicos, seja como presentes significativos ou como peças de arte para si mesmo.
  3. Liberte sua Criatividade: A encadernação artística é uma plataforma para expressar sua criatividade. Explore materiais, cores e estilos para produzir obras que refletem sua visão única.
  4. Conexão com uma Comunidade: Ao participar do workshop, você se juntará a uma comunidade de entusiastas de encadernação. Compartilhe ideias, inspirações e aprenda com outros apaixonados como você.

Garanta a sua vaga!

Explore o seu potencial criativo e se envolva em um mundo de beleza artística e habilidade manual. As vagas são limitadas, portanto, reserve seu lugar no Workshop de Princípios Básicos de Encadernação Artística agora mesmo! Junte-se a nós para aprender, explorar e criar cadernos que serão tesouros para toda a vida.

Data: 22.08.2023
Horário: de 19h a 21h
Local: Autoria Casa de Cultura – R. Batista de Oliveira, 931 – 2º andar – Centro,
Juiz de Fora – MG.

Investimento: R$80,00

Não perca esta oportunidade única de aprender uma arte atemporal. Reserve seu lugar hoje e embarque em uma jornada para iniciar os seus estudos em encadernação artística!

Preencha o Formulário de Inscrição:

Efetue o pagamento para garantir a sua vaga!

Garanta também a sua vaga para o módulo 2!

Quem somos nós?

Frederico Lopes:

é artista, educador e encadernador há mais de 10 anos, graduado em artes pela Universidade Federal de Juiz de Fora, especialista em gestão cultural pela FAGOC. Possui treinamento profissional em conservação e restauro de papel pelo LACOR/MAMM-UFJF. Atuou no setor de curadoria e expografia do Museu de Arte Murilo Mendes de 2013 a 2017. Integrou a equipe de implementação do Memorial da República Presidente Itamar Franco, onde trabalhou na curadoria e na coordenação da divisão de educação até 2020. É fundador da Instituição Cultural Bodoque Artes e ofícios (2012), da Revista Trama (2019), do Museu de Artes e ofícios de Juiz de Fora (2020) e do Laboratório de experimentação em artes visuais e design (ARTELAB). É membro do conselho curador do MRPIF, foi suplente da vice-presidência do Conselho Municipal de Cultura na cadeira de artes visuais e é sócio honorário da Instituição Cultural Estação Viva de Canelas (Portugal). Também atuou como designer na editora Harper Collins (2022 – 2023). É autor do livro: Ensaios sobre Arte e Cultura (2022).

Poliana Lopes:

é artista, educadora, encadernadora e restauradora de livros há mais de 10 anos. É formada em artes pela UFJF e especialista em Gestão Cultural pela FAGOC. Atual como professora de artes, e atua como educadora especializada em restauração. É mestre no PPG em preservação de Patrimônio da Fiocruz do Rio de Janeiro e sócia da Instituição Cultural Bodoque Artes e Ofícios.

Atuou na restauração do Museu Mariano Procópio, do Hotel Copacabana Palace e promove ações culturais e de educação patrimonial pela Bodoque pelos últimos 10 anos.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *